Portal da Fénix
22-05-2013, 12:23:41 *
Bem-vindo;, Visitante. Por favor faça o login ou registe-se.
Perdeu o seu e-mail de activação?

Login com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Pede-se a todos os membros que não utilizem abreviaturas nos tópicos.
Utilizem a bela lingua de Camões.  

Home   Ajuda Pesquisa Calendário Login Registe-se  
Páginas: [1] 2  Todas   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Maca “coquille”  (Lida 8656 vezes)
Santos
Aguadeiro

« em: 29-01-2007, 15:00:47 »

Desginação: Trata-se de uma maca de vácuo, utilizada para imobilização.

Deixo aqui algumas imagens de como se deverá manusear e arrumar uma Maca Coquille, após a sua utilização.

1. Antes de se começar a dobrar a maca coquille, devemos, sempre limpar/desinfectar a mesma, para posterior utilização. Bem como "esticá-la", de forma a retirar o ar que contenha no seu interior.

2. A meio da dobragem.

3. Finalização da dobragem.

4. Arrumação da Maca Coquille, em espaço apropriado na Célula Sanitária da Ambulância.

. Nunca esquecer, que quando se procede à limpeza ou dobragem da maca, a mesma deverá estar "protegida" com um cobertor, lençol, etc... evintando assim o contacto da maca com o chão, afim de não existirem furos ou rasgos. Pois se isso acontecer, a mesma perderá o efeito desejado, que é a imobilização da vitima, logo estabilidade.

Fotos e Texto: Sérgio SANTOS
« Última modificação: 29-01-2007, 22:29:45 por Scorpione » Registado

« Sérgio SANTOS »
Andreia982
Puxa Mangueira

« Responder #1 em: 29-01-2007, 15:10:17 »

Parebéns pelo tópico, a informação é muito útil..
Este é sem duvida o melhor metodo de imobilização para uma vítima de trauma....   yeah yeah
Registado

Sandra
Visitante
« Responder #2 em: 29-01-2007, 16:26:05 »

Informação bastante util. yeah
Registado
Lee
Visitante
« Responder #3 em: 29-01-2007, 17:14:17 »

Bom Tópico Wink
Registado
LOST SOUL
"Presentes a qualquer hora, em qualquer lugar, sob qualquer tempo, onde for preciso e como for preciso! Os que avançam… quando todos fogem!"
Oficial Aguadeiro

« Responder #4 em: 29-01-2007, 17:25:09 »

Excelente topico.....
Registado

Firefighter Madness-There is No Cure

Adriano Mendes

http://www.bombeirosdodafundo.com/
paulo960906
Aguadeiro

O medo é um microscópio que aumenta o perigo.

« Responder #5 em: 30-01-2007, 03:53:16 »

Este é sem duvida o melhor metodo de imobilização para uma vítima de trauma....   yeah yeah

Tens razão, mas quanto a mim só é boa para viagens inter-hospitalares ou do local da ocorrência para o hospital, quando for uma longa distância.

Para Emergência Pré-Hospitalar continuo a gostar do plano.
Registado

Em dias de tempestades e trovoadas, o local mais seguro é perto da sogra. Não há raio que a parta!
firefighter
Coordenador Nacional

A vida é um dom de Deus, salva-la é a nossa missão

« Responder #6 em: 30-01-2007, 16:20:46 »

Tens razão, mas quanto a mim só é boa para viagens inter-hospitalares ou do local da ocorrência para o hospital, quando for uma longa distância.

Para Emergência Pré-Hospitalar continuo a gostar do plano.

Desculpa discordar cada uma tem o seu fim, a sua utilização e por exemplo, suspeita de fractura de colo fémur  imobilizar sempre com a coquille, pois a imobilização é mais eficiente e é oque é determinado pelos manuais, este é apenas um exemplo entre muitos outros.
Registado
guga
Batedor
**

« Responder #7 em: 01-02-2007, 16:53:23 »

Realmente também concordo que cada meio de imobilização possui um fim no entanto acho que a maca de vacuo possui um numero mais abrangente de situações!Agora ideal acho que é mesmo em primeiro lugar imobilização com a maca de vacuo e em seguida colocar a maca de vacuo sobre o plano rigido de modo a que n a maca não ceda!
Acho eu,é so a minha opinião!
Registado

Arrependam-se do que não conseguiram ou não quiseram fazer!Nunca do que fizeram!!!A vida é uma sala de aulas contínua!!
Fireberg
Manda Chuva

« Responder #8 em: 01-02-2007, 18:14:19 »

Parabéns pelo tópico Sérgio.

Só não concordei da maneira como no simulacro usaram o aspirador para fazer o vácuo da maca, penso que se existe bomba, e para alguma coisa, nos tb fazíamos isso, mas um dos aspiradores deu o berro…

Abraço
Registado

Scorpione
Ping.....pong ... :p
Coordenador Distrital

Ao terceiro toque deixe mensagem....

« Responder #9 em: 01-02-2007, 18:39:47 »

Mas essas macas são guardadas em cobertores Huh?
Registado

" Nada na
vida deve ser receado.Tem, apenas, de ser compreendido."-Marie Curie
LOST SOUL
"Presentes a qualquer hora, em qualquer lugar, sob qualquer tempo, onde for preciso e como for preciso! Os que avançam… quando todos fogem!"
Oficial Aguadeiro

« Responder #10 em: 01-02-2007, 19:24:36 »

Mas essas macas são guardadas em cobertores Huh?
Não é necessario ser concretamente em cobertores, mas em algo que protega a maca para que não haja furos, como explicou o nosso caro amigo Santos.....
Registado

Adriano Mendes

Scorpione
Coordenador Distrital

« Responder #11 em: 01-02-2007, 19:44:57 »

Não é necessario ser concretamente em cobertores, mas em algo que protega a maca para que não haja furos, como explicou o nosso caro amigo Santos.....
Não há nada mais apropriado para guardar essa maca , LOST SOUL Huh? Um bisturi não passa um cobertor Huh? Um prego Huh? Lá sei que material vocês podem usar afiado que passe um cobertor e espete na maca. Percebeste-me agora Huh?  flores
Registado

" Nada na
LOST SOUL
Oficial Aguadeiro

« Responder #12 em: 01-02-2007, 19:47:56 »

Claro que te percebi. Muitos CB's têm umas malas, outros simplesmente encaixam a maca por si só no cofre (local onde se coloca a maca, ver ultima foto )...espero ter ajudado..... Roll Eyes Roll Eyes
Registado

Adriano Mendes

Santos
Aguadeiro

« Responder #13 em: 02-02-2007, 15:14:36 »

AngeloSantos, a avaria e consequente falta da bomba, logicamente levou a utilizar-se o aspirador, certo? Agora o procedimento normal é a utilização da bomba, mas devido a x ou y factores, teve de ser assim.

A utilização do cobertor, cara Scorpione, é precisamente para se evitar pequenos rasgos, feitos por pedras,limalhas, etc... Embora como dizes e bem, se for com um bisturi o cobertor irá rasgar-se e consequentemente a maca, mas há que prevenir os danos menores, e daí esta protecção.  Wink

Registado

« Sérgio SANTOS »
Fireberg
Manda Chuva

« Responder #14 em: 03-02-2007, 02:42:39 »

ok amigo santos, obrigado pelo exclarecimento yeah
Registado

Scorpione
Coordenador Distrital

« Responder #15 em: 05-02-2007, 23:03:44 »

Embora como dizes e bem, se for com um bisturi o cobertor irá rasgar-se e consequentemente a maca, mas há que prevenir os danos menores, e daí esta protecção.  Wink
Mas a protecção correcta não é a mala Huh?  Smiley
Registado

" Nada na
Fireberg
Manda Chuva

« Responder #16 em: 05-02-2007, 23:56:41 »

Embora como dizes e bem, se for com um bisturi o cobertor irá rasgar-se e consequentemente a maca, mas há que prevenir os danos menores, e daí esta protecção.  Wink
Mas a protecção correcta não é a mala Huh?  Smiley

eu nas 3 absc's e na abtm01 tenho maca "coquilhe" e nao temos qualquer tipo de "cuidado".mas  a mala deve de ser o metodo mais correcto para a sua protecçao...
Registado

Scorpione
Coordenador Distrital

« Responder #17 em: 06-02-2007, 00:16:44 »

eu nas 3 absc's e na abtm01 tenho maca "coquilhe" e nao temos qualquer tipo de "cuidado".mas  a mala deve de ser o metodo mais correcto para a sua protecçao...
Mas não têm porque Huh? É material barato que facilmente é renovado Huh?
Registado

" Nada na
Fireberg
Manda Chuva

« Responder #18 em: 06-02-2007, 00:18:43 »

Mas não têm porque Huh? É material barato que facilmente é renovado Huh?

o material e caro, e simplesmente guardado com cuidado no cofre que lhe diz respeito,nao guardamos em malas nem panos...
Registado

LOST SOUL
Oficial Aguadeiro

« Responder #19 em: 06-02-2007, 01:00:50 »

Cada um guarda as coisas da maneira melhor para que não se estraguem e estejam sempre em boas condição para que se possa efectuar o socorro em perfeitas condições...
Estarei errado? respekt respekt
Registado

Adriano Mendes

Santos
Aguadeiro

« Responder #20 em: 06-02-2007, 16:51:14 »

Caro nfcpnfcp, e é a opinar que todos aprendemos, pois é dessa forma que se trocam opiniões. yeah

Em relação à foto, posso-lhe dizer que se trata de um desinfectante. No entanto, o cobertor, só foi dobrado posteriormente de a maca coquille ter secado e ter sido arejada. Bem ou mal, pois cabe a cada um julgar, no entanto poderia-se usar outro tipo de material, plástico ou a mala referida anteriormente... mas é assim que se trabalha naquele caso.

A "Coquille", não deixa de ser no meu entender e fazendo um seguimento ao seu post, um meio de imobilização mais confortável e nalguns casos mais estável/equilibrado. Smiley
Registado

« Sérgio SANTOS »
Scorpione
Coordenador Distrital

« Responder #21 em: 06-02-2007, 18:54:14 »

Desculpem, não assimilo várias coisas…
   - bisturi??? Contentor de cortantes, não?
Para mim um bisturi é o que está representado na imagem seguinte: ( fonte: http://shop.mariuana.it/product_info.php? )
Não percebo o que quer dizer com "contentor de cortantes" Undecided Suponho que seja um local para colocar lâminas .... Huh?
Escrevi sobre uma hipotetica situação ... Roll Eyes
Eu também gosto de "opinar , para aprender"(sic) respekt  Wink
« Última modificação: 06-02-2007, 18:54:59 por Scorpione » Registado

" Nada na
Fireberg
Manda Chuva

« Responder #22 em: 06-02-2007, 20:48:12 »

Cada um guarda as coisas da maneira melhor para que não se estraguem e estejam sempre em boas condição para que se possa efectuar o socorro em perfeitas condições...
Estarei errado? respekt respekt

tens toda a razao, e e isso que fazemos, e antes de se utilizar verificamos o local se tem condicoes para a sua utilizacao
Registado

Scorpione
Coordenador Distrital

« Responder #23 em: 07-02-2007, 19:32:36 »

Ok Scorpione, a imagem ilustra um bisturi com cabo, existem mais… Mas mesmo assim, onde coloca este tipo de material?
Eu não uso esse material.Mas não estou a ver o que tem haver um bisturi na mão , por qualquer motivo ( que pode acontecer)e estar a ser usado e passar por essa maca. Ou os bombeiros não usam bisturi Huh?
Registado

" Nada na
Scorpione
Coordenador Distrital

« Responder #24 em: 08-02-2007, 20:40:15 »

A ver se consigo ser clara. Eu dei apenas um exemplo de um instrumento cortante ( neste caso foi um bisturi .. podia ser outro qualquer .. tipo uma tesoura.) que podia estar a ser utilizado por alguem e ao estar na mão na altura em que fosse "puxado" essa maca do local onde costuma estar, nada mais.Porque a questão era se não havia outra coisa mais apropriada para essa maca, para a proteger.Tipo a tal "mala". Mas já vi que não é necessário colocar na "tal mala" porque cada um arruma-a onde e como quer e onde acha melhor. Foi essa a ideia que me transmitiram. respekt
« Última modificação: 08-02-2007, 20:41:04 por Scorpione » Registado

" Nada na
Páginas: [1] 2  Todas   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: