|
Santos
|
 |
« em: 29-01-2007, 15:00:47 » |
|
Desginação: Trata-se de uma maca de vácuo, utilizada para imobilização. Deixo aqui algumas imagens de como se deverá manusear e arrumar uma Maca Coquille, após a sua utilização.  1. Antes de se começar a dobrar a maca coquille, devemos, sempre limpar/desinfectar a mesma, para posterior utilização. Bem como "esticá-la", de forma a retirar o ar que contenha no seu interior.  2. A meio da dobragem.  3. Finalização da dobragem.  4. Arrumação da Maca Coquille, em espaço apropriado na Célula Sanitária da Ambulância. . Nunca esquecer, que quando se procede à limpeza ou dobragem da maca, a mesma deverá estar "protegida" com um cobertor, lençol, etc... evintando assim o contacto da maca com o chão, afim de não existirem furos ou rasgos. Pois se isso acontecer, a mesma perderá o efeito desejado, que é a imobilização da vitima, logo estabilidade. Fotos e Texto: Sérgio SANTOS
|
|
|
|
« Última modificação: 29-01-2007, 22:29:45 por Scorpione »
|
Registado
|
« Sérgio SANTOS »
|
|
|
|
Andreia982
|
 |
« Responder #1 em: 29-01-2007, 15:10:17 » |
|
Parebéns pelo tópico, a informação é muito útil.. Este é sem duvida o melhor metodo de imobilização para uma vítima de trauma.... 
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
Sandra
Visitante
|
 |
« Responder #2 em: 29-01-2007, 16:26:05 » |
|
Informação bastante util. 
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
Lee
Visitante
|
 |
« Responder #3 em: 29-01-2007, 17:14:17 » |
|
Bom Tópico 
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
LOST SOUL
"Presentes a qualquer hora, em qualquer lugar, sob qualquer tempo, onde for preciso e como for preciso! Os que avançam… quando todos fogem!"
Oficial Aguadeiro

|
 |
« Responder #4 em: 29-01-2007, 17:25:09 » |
|
Excelente topico.....
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
paulo960906
Aguadeiro

O medo é um microscópio que aumenta o perigo.
|
 |
« Responder #5 em: 30-01-2007, 03:53:16 » |
|
Parebéns pelo tópico, a informação é muito útil.. Este é sem duvida o melhor metodo de imobilização para uma vítima de trauma....  Tens razão, mas quanto a mim só é boa para viagens inter-hospitalares ou do local da ocorrência para o hospital, quando for uma longa distância. Para Emergência Pré-Hospitalar continuo a gostar do plano.
|
|
|
|
|
Registado
|
Em dias de tempestades e trovoadas, o local mais seguro é perto da sogra. Não há raio que a parta!
|
|
|
|
firefighter
|
 |
« Responder #6 em: 30-01-2007, 16:20:46 » |
|
Parebéns pelo tópico, a informação é muito útil.. Este é sem duvida o melhor metodo de imobilização para uma vítima de trauma....  Tens razão, mas quanto a mim só é boa para viagens inter-hospitalares ou do local da ocorrência para o hospital, quando for uma longa distância. Para Emergência Pré-Hospitalar continuo a gostar do plano. Desculpa discordar cada uma tem o seu fim, a sua utilização e por exemplo, suspeita de fractura de colo fémur imobilizar sempre com a coquille, pois a imobilização é mais eficiente e é oque é determinado pelos manuais, este é apenas um exemplo entre muitos outros.
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
guga
Batedor

|
 |
« Responder #7 em: 01-02-2007, 16:53:23 » |
|
Realmente também concordo que cada meio de imobilização possui um fim no entanto acho que a maca de vacuo possui um numero mais abrangente de situações!Agora ideal acho que é mesmo em primeiro lugar imobilização com a maca de vacuo e em seguida colocar a maca de vacuo sobre o plano rigido de modo a que n a maca não ceda! Acho eu,é so a minha opinião!
|
|
|
|
|
Registado
|
Arrependam-se do que não conseguiram ou não quiseram fazer!Nunca do que fizeram!!!A vida é uma sala de aulas contínua!!
|
|
|
|
Fireberg
|
 |
« Responder #8 em: 01-02-2007, 18:14:19 » |
|
Parabéns pelo tópico Sérgio.
Só não concordei da maneira como no simulacro usaram o aspirador para fazer o vácuo da maca, penso que se existe bomba, e para alguma coisa, nos tb fazíamos isso, mas um dos aspiradores deu o berro…
Abraço
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
|
|
|
Scorpione
Ping.....pong ... :p
Coordenador Distrital

Ao terceiro toque deixe mensagem....
|
 |
« Responder #11 em: 01-02-2007, 19:44:57 » |
|
|
|
|
|
|
Registado
|
 " Nada na vida deve ser receado.Tem, apenas, de ser compreendido."-Marie Curie 
|
|
|
|
|
|
Santos
|
 |
« Responder #13 em: 02-02-2007, 15:14:36 » |
|
AngeloSantos, a avaria e consequente falta da bomba, logicamente levou a utilizar-se o aspirador, certo? Agora o procedimento normal é a utilização da bomba, mas devido a x ou y factores, teve de ser assim. A utilização do cobertor, cara Scorpione, é precisamente para se evitar pequenos rasgos, feitos por pedras,limalhas, etc... Embora como dizes e bem, se for com um bisturi o cobertor irá rasgar-se e consequentemente a maca, mas há que prevenir os danos menores, e daí esta protecção.
|
|
|
|
|
Registado
|
« Sérgio SANTOS »
|
|
|
|
Fireberg
|
 |
« Responder #14 em: 03-02-2007, 02:42:39 » |
|
ok amigo santos, obrigado pelo exclarecimento 
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
Scorpione
Coordenador Distrital

|
 |
« Responder #15 em: 05-02-2007, 23:03:44 » |
|
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
Fireberg
|
 |
« Responder #16 em: 05-02-2007, 23:56:41 » |
|
eu nas 3 absc's e na abtm01 tenho maca "coquilhe" e nao temos qualquer tipo de "cuidado".mas a mala deve de ser o metodo mais correcto para a sua protecçao...
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
|
|
Fireberg
|
 |
« Responder #18 em: 06-02-2007, 00:18:43 » |
|
eu nas 3 absc's e na abtm01 tenho maca "coquilhe" e nao temos qualquer tipo de "cuidado".mas a mala deve de ser o metodo mais correcto para a sua protecçao...
Mas não têm porque É material barato que facilmente é renovado o material e caro, e simplesmente guardado com cuidado no cofre que lhe diz respeito,nao guardamos em malas nem panos...
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
LOST SOUL
"Presentes a qualquer hora, em qualquer lugar, sob qualquer tempo, onde for preciso e como for preciso! Os que avançam… quando todos fogem!"
Oficial Aguadeiro

|
 |
« Responder #19 em: 06-02-2007, 01:00:50 » |
|
Cada um guarda as coisas da maneira melhor para que não se estraguem e estejam sempre em boas condição para que se possa efectuar o socorro em perfeitas condições... Estarei errado? 
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
Santos
|
 |
« Responder #20 em: 06-02-2007, 16:51:14 » |
|
Caro nfcpnfcp, e é a opinar que todos aprendemos, pois é dessa forma que se trocam opiniões. Em relação à foto, posso-lhe dizer que se trata de um desinfectante. No entanto, o cobertor, só foi dobrado posteriormente de a maca coquille ter secado e ter sido arejada. Bem ou mal, pois cabe a cada um julgar, no entanto poderia-se usar outro tipo de material, plástico ou a mala referida anteriormente... mas é assim que se trabalha naquele caso. A "Coquille", não deixa de ser no meu entender e fazendo um seguimento ao seu post, um meio de imobilização mais confortável e nalguns casos mais estável/equilibrado. 
|
|
|
|
|
Registado
|
« Sérgio SANTOS »
|
|
|
Scorpione
Coordenador Distrital

|
 |
« Responder #21 em: 06-02-2007, 18:54:14 » |
|
|
|
|
|
« Última modificação: 06-02-2007, 18:54:59 por Scorpione »
|
Registado
|
|
|
|
|
Fireberg
|
 |
« Responder #22 em: 06-02-2007, 20:48:12 » |
|
Cada um guarda as coisas da maneira melhor para que não se estraguem e estejam sempre em boas condição para que se possa efectuar o socorro em perfeitas condições... Estarei errado?  tens toda a razao, e e isso que fazemos, e antes de se utilizar verificamos o local se tem condicoes para a sua utilizacao
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
Scorpione
Coordenador Distrital

|
 |
« Responder #23 em: 07-02-2007, 19:32:36 » |
|
Ok Scorpione, a imagem ilustra um bisturi com cabo, existem mais… Mas mesmo assim, onde coloca este tipo de material?
Eu não uso esse material.Mas não estou a ver o que tem haver um bisturi na mão , por qualquer motivo ( que pode acontecer)e estar a ser usado e passar por essa maca. Ou os bombeiros não usam bisturi
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
|
|